Barba rebelde? Saiba como domar esta fera!

Barba rebelde? Saiba como domar esta fera!

Alguns homens se deparam com suas barba rebelde e não sabem como lidar com este “probleminha”. Podemos tentar ajudar?

Como vencer a “batalha” contra minha barba rebelde?

Sabemos que controlar a barba nem sempre é uma tarefa fácil e todos barbudos passam por este problema, mesmo os que estejam no começo de um tratamento para crescimento.

Ai você me pergunta:

– Tudo bem Thiago, mas eu devo me desanimar com esta informação? Devo raspar minha barba rebelde e resolver o problema?

Mas é claaaaaaro que NÃO! Pois com algumas dicas simples você pode vencer tranquilamente esta “batalha”.

Entenda o desalinhamento de fios

Os fios da barba não possuem um ritmo padrão de crescimento, o que faz com que os fios cresçam em velocidade diferente. Além desta diferença de velocidade de crescimento cada fio pode estar com um tempo de vida diferente.

Mas os fios tem tempo de vida?

Sim! Assim como os pelos do braço e da perna eles nascem, crescem e morrem. Portanto podemos ter fios novos e velhos, lado a lado, o que pode gerar uma diferença de tamanho.

Quando temos um fio crescendo mais do que outros podemos ver o fenômeno da “barba rebelde” que pode destruir todo trabalho do seu barbeiro ou seu próprio trabalho.

Barba Rebelde

Outro fator que pode influenciar em uma barba rebelde é o ressecamento dos fios. E não pense que estará livre de fios ressecados na barba por ter o cabelo e a pele oleosa, pois a hidratação natural da pele, em alguns casos, não é suficiente para fios muito longos.

Ciente destes detalhes vamos ao que interessa!

Faça visitas constantes ao barbeiro

Mesmo em casos de crescimento de barba a tesoura é necessária, pois você eliminará o problema de fios precoces, deixando sua barba alinhada e bem feita.

Caso tenha habilidade suficiente para fazer você mesmo, manda bala! Caso contrário faça uma parceria com seu barbeiro e deixe que ele faça o trabalho dele com maestria.

Hidratação diária

A hidratação é um paradigma a ser quebrado.

Muitos barbudos querem ter a barba linda e perfeita, mas não querem investir tempo, cuidado e dinheiro com ela. Porém um dos cuidados mais importantes é utilizar produtos específicos para a barba.

Um homem que cuida de sua barba pode cobrar dela um alinhamento e uma hidratação melhor.

Mas eu posso utilizar shampoo e condicionador convencional né Thiago?

–  Pode sim, mas você pode também correr o risco de ter sua barba ainda mais ressecada, ao invés de ter um resultado invejável. Por isso é aconselhável utilizar shampoo para barba, condicionador para barba, óleo para barba em seu tratamento diário.

Caso queira um penteado “diferenciado” utilize também pente de madeira, para eliminar a energia estática dos fios. Falaremos sobre isso mais abaixo.

Não tenha dó de utilizar shampoo para barba todos os dias, sempre que for lavar o rosto aproveite e faça este agrado ao seu estilo.

condicionador para barba faz com que os fios fiquem naturalmente mais alinhados e com o volume mais controlado, pois selam as escamas capilares.

óleo para barba, além de repor a hidratação natural, cria uma camada protetora e evita o ressecamento ao longo do dia. O ideal seria passar o óleo sempre com a barba limpa.

Após todos estes cuidados sua barba ficará mais maleável e você conseguirá ter um “diálogo mais amigável” com ela. Depois de tudo isso entra o penteado…

Pentear toda hora?

Como citado acima, o pente de madeira evita a geração de eletrostática e controla melhor o frizz. Pentear logo depois de aplicar o óleo ajuda a desembaraçar os fios e distribuir a hidratação de maneira uniforme em toda barba.

– Thiago eu já sei disso. Já me falaram antes. Mas eu não preciso do pente de madeira, pois eu arrumo com a mão mesmo!!!

Ok meu amigo! Você e muitos outros tem costume de arrumar a barba com as mãos, mas deixa eu te contar um segredinho?

Alisar a barba com as mãos não é nada recomendado, pois o atrito entre fios pode danificá-los, acabar arrancando frios precocemente e causar pontas duplas. Então pare agora mesmo com este vício e tenha sempre um pente, de preferência de madeira, por perto.

Ajudinha com o modelador

Algum dia você vai se deparar com uma “luta” um pouco maior com sua barba rebelde, mesmo depois de seguir todas as dicas anteriores. Verá que o formato não estará da maneira que mais lhe agrada e ai que entra o nosso amigo modelador de barba.

modelador de barba tem a função de dar o acabamento final. Então certifique de que tenha feito todo tratamento anterior com shampoo, condicionador, óleo ou balm. O objetivo do modelador não é fazer o tratamento todo para você, mas sim modelar a sua barba sem que os fio fiquem duros.

Diferente do óleo ou balm, o modelador não precisa ser aplicado em toda extensão dos fios, você pode aplicar uma pequena quantidade na ponta dos dedos e passar nas extremidades modelando a seu gosto.

Modelador de Barba

Ao aplicar o modelador foque mais nas áreas de seu interesse, ou seja, no local que estiver mais rebelde, pois o modelador trabalha com movimentos repetitivos. Então seria interessante repetir o movimento o maior número de vezes possível, como se fosse um “carinho” no rosto. A cada movimento de aplicação você perceberá que a barba vai ficar mais modelada, até que chegue no ponto desejado.

Qual o problema de ter uma barba crespa?

Algumas homens acham que ao tratar, alinhar e modelar sua barba eles terão a barba lisa. Porém nem sempre isso é possível, pois temos vários tipos de fios e isso é genético, não tem como escolhermos.

O mais normal é que a barba seja mais crespa que o fio capilar, então não se assuste nem brigue com você mesmo. Isso acontece porque fio de barba NÃO é fio de cabelo e tem um formato diferente naturalmente.

O fio de cabelo é cilíndrico enquanto o fio de barba tem uma aparência mais achatada o que causa uma ondulação maior em barbas.

Por favor! Evite utilizar produtos para alisar a barba porque eles, em 90% dos casos, não são produzidos para serem utilizados no rosto e podem mais prejudicar do que ajudar. A alta temperatura ,em conjunto com o produto inadequado, pode ressecar ainda mais a barba e dar um efeito artificial. E vocês sabem que efeito artificial NÃO é bonito na maioria dos casos.

Chegou até aqui brother? Tem alguma dica de tratamento que funcionou pra você?

Se tiver compartilhe conosco e vamos fazer uma comunidade de homens parceiros em busca da barba perfeita.

Acesse também:

Blog Macho Moda

Compartilhe este post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


1
Olá 🧔🏻, tudo bem? Podemos ajudar você?
Clique abaixo para enviar sua mensagem.
Powered by